Vereador defende redução da jornada de trabalho de enfermeiros

Proposta de Nathan Medeiros (PSB) ainda beneficiaria técnicos e auxiliares sem uma redução salarial

Tramita na Câmara de Vitória um Projeto de Lei, de autoria do vereador Nathan Medeiros (PSB), em que determina a redução de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam na Capital. Antes de ir para o Legislativo, a proposta foi debatida e teve respaldo do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES).

 

Autor da proposta, no meio da imagem, com profissionais da Saúde que pressionam a entrada em vigor da proposta o mais breve possível

 

O texto estabelece que esta diminuição na carga horária não irá significar em uma redução de salário destes profissionais e lembra que outras categorias que atuam na área da Saúde, como médicos e fisioterapeutas, já conquistaram a redução das horas trabalhadas por semana. A aplicação da nova regra se daria nos contratos de trabalho firmados ou estabelecidos a partir da data da publicação da lei.

A entrada em vigor do projeto é aguardada com ansiedade pelos trabalhadores da Enfermagem que se queixam da excessiva carga horária em que são submetidos diariamente. E temem que a fadiga e o estresse possam comprometer o desempenho de suas funções.

Por unanimidade, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Vitória já deram parecer favorável ao projeto em abril deste ano. Só falta agora o comando da Mesa Diretora colocar a proposta na Ordem do Dia.

Confira o projeto na íntegra protocolado na Câmara de Vitória clicando aqui.

Nathan Medeiros, que também é enfermeiro, é um conhecido defensor dos direitos da classe. No começo do mês passado, durante sessão na câmara, ele fez algumas críticas contundentes contra a má remuneração da categoria e defendeu uma maior valorização dos profissionais da Enfermagem. Veja no vídeo abaixo: