Durão é preso por estupro após ser flagrado saindo de motel com menor

Deputado Luiz Durão foi pego pela polícia deixando um motel na Serra com uma adolescente de 17 anos

O deputado estadual Luiz Durão (PDT), de 71 anos, foi autuado por estupro nesta sexta-feira (4) e encaminhado ao Quartel de Comando-Geral da Polícia Militar, onde ficará à disposição da Justiça. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

O deputado teria sido flagrado com uma adolescente de 17 anos em um motel na Serra. O crime não está relacionado à idade da vítima, mas sim ao não consentimento do ato, como descrito em depoimento da jovem.

De acordo com o depoimento da jovem, ela teria pegado carona com o político no município de Linhares em direção a Vitória e, ao passar pelo estabelecimento na Serra, Durão teria entrado no motel e praticado o crime.

À polícia, ela relatou que entrou em contato com amigos que a esperavam em Vitória e descreveu toda a situação, dizendo que ficou sem reação e com medo de sofrer represálias.

Segundo depoimento do deputado, durante a carona que dava à jovem, ele teria sentido um desconforto intestinal e perguntara a ela se haveria algum inconveniente em parar no local para que fizesse as necessidades. Ao sair da suíte que alugou com esse objetivo, Durão se deparou com o pai da jovem, uma amiga e um policial civil.

Após seis horas de detenção na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Luiz Durão disse que “não é nada disso que vocês estão pensando” e afirmou que deve esclarecer o assunto ainda neste sábado.

O crime

O deputado foi autuado pelo crime de estupro, tipificado no artigo 213. O crime não está relacionado à idade da vítima. O código penal caracteriza estupro de vulnerável apenas se o ato fosse cometido com menor de 14 anos, tipificado em outro dispositivo, no artigo 217-A.

Ambos estão inseridos na Lei nº 12.015 de 7 de agosto de 2009.

Mitch Morse Womens Jersey