Deputados estaduais cobram melhorias na educação pública

Parlamentares querem reabertura de turmas que foram fechadas e pediram investimento em infraestrutura das unidades

A pauta da educação pública voltou foi discutida ontem (18) na Assembleia Legislativa (Ales). Deputados fizeram críticas à situação das instalações das escolas públicas. Iriny Lopes (PT) propôs audiência pública com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e convidou o titular da pasta Vitor de Angelo para debater o tema.

“A pauta da educação é a que tem tomado maior tempo dos oradores”, afirmou. Segundo a parlamentar, a audiência seria um espaço para uma conversa em torno da reabertura das vagas, turmas e escolas que foram fechadas no governo anterior. Ela notou que há grande número de indicações ao governado solicitando reabertura.

A deputada entende questão não está sendo tratada com o devido cuidado. “Precisamos também criar um espaço nas escolas para que os adolescentes e jovens possam ter boa educação e outras atividades que ocupem o seu tempo para que não sejam atraídos para atividades que depois não conseguem mais se desligar. Existe uma disputa do tráfico de drogas pelos nosso adolescentes. A escola tem um papel fundamental na educação complementar da família. O que é a escola senão a presença do Estado?”, questionou.

 

Iriny Lopes (PT) convidou o secretário de Educação, Vitor de Angelo, para debater os problemas da área

 

Comissão de Educação

Na mesma direção foi a intervenção do presidente da Comissão de Educação, Vandinho Leite (PSDB). Ele refoçou que “a grande maioria das escolas do Espírito Santo vem funcionando de forma irregular. Os problemas vêm se arrastando e os Executivos municipais e estadual não conseguem resolver a questão. Falta de acessibilidade, sem saída de emergência, escolas provisórias, que funcionam em contêineres”.

Vandinho informou que a Comissão de Educação fez um pedido de informação sobre a situação real das escolas. “Queremos que o governo apresente um planejamento para minorar o problema, para que ser possa resolver a questão”.

Fabrício Gandini (PPS) relatou que debateu com a comunidade e com os Bombeiros Militares a situação das instalações na escola de educação infantil Rubens Vervloet, em Jardim Camburi. O deputado informou que depois de ter sido procurado por pais de alunos relatando a situação irregular da unidade, solicitou a presença dos Bombeiros. Com base nas informações técnicas pediu à Prefeitura de Vitória para que acelerasse algumas ações como a abertura de uma rota de fuga, um laudo estrutural e um laudo elétrico.

Mitch Morse Womens Jersey