A força do associativismo empresarial deu mais uma demonstração de relevância na manhã desta quinta-feira (26), quando a Assevila (Associação dos Empresários de Vila Velha) promoveu a 26ª edição do seu tradicional e concorrido Café Empresarial, reunindo mais de 500 empresários, gestores públicos e lideranças no Kinoplex do Shopping Praia da Costa. O evento marcou o lançamento do Vila Velha Ágil, programa inovador que visa transformar o ambiente de negócios da cidade por meio da desburocratização e da integração de processos.
Sob a liderança do presidente Thomaz Tommasi, a Assevila reafirma seu papel protagonista no desenvolvimento econômico do município. “Nós apoiamos e fazemos parte da construção desse novo momento para Vila Velha. O lançamento do Vila Velha Ágil aqui, no nosso café, mostra a confiança que os gestores têm na capacidade de articulação e na representatividade da nossa associação”, destacou Tommasi, ao agradecer a presença do público e dos novos mantenedores da associação.
O projeto Vila Velha Ágil, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha, a Fundação Dom Cabral e com o apoio da Assevila, representa uma mudança profunda na forma como o empreendedor se relaciona com o poder público. Com o sistema, 12 processos burocráticos para a abertura de empresas serão unificados em um único protocolo, com análises simultâneas entre as secretarias. O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou os impactos da medida: “É um avanço histórico. Em alguns casos, um processo que antes levava até 900 dias poderá ser concluído em apenas 300. Quem quer investir busca agilidade, e agora Vila Velha oferece isso.”
Durante o encontro, o público também acompanhou uma palestra de Tadeu Barros, da Fundação Dom Cabral, que abordou os cinco pilares da inovação e os desafios da liderança. Barros destacou a importância da colaboração entre os poderes Executivo, Legislativo e o setor empresarial para a entrega de políticas públicas efetivas e apresentou cases de boas práticas que trouxeram resultados concretos.
Ao final do evento, foram assinados dois decretos pelo prefeito e anunciado um projeto de lei dentro do pacote de liberdade econômica do município.
Referência pelo trabalho em prol do ambiente empresarial, a Assevila vem se consolidando como agente de ações transformadoras. Além de fomentar o debate sobre políticas públicas, a associação vem atraindo cada vez mais associados e promovendo eventos de impacto, como o Café Empresarial.
“Já somos um importante motor para o Estado. Com o Vila Velha Ágil, damos início a um novo ciclo que vai ampliar oportunidades, atrair investimentos e gerar desenvolvimento para todos”, concluiu Tommasi.
Mín. 16° Máx. 23°