Maria Júlia, Maria Eduarda, Maria Elisa e Maria Filomena. Quatro irmãs inseparáveis, unidas por uma história de sobrevivência e esperança. Resgatadas há cerca de um ano de uma situação de negligência, elas viviam em um galpão, revirando o lixo em busca de comida e, muitas vezes, sendo deixadas do lado de fora, sozinhas. Hoje, depois de tudo, elas sonham com algo simples: um lar de verdade. Neste fim de semana, as Marias e muitos outros cãezinhos com histórias como essa estão esperando por uma nova chance no Petlove — um evento de adoção promovido pela Pet Fair ES, no sábado e domingo, das 13h às 18h, no Pavilhão de Carapina.
O evento contará com a presença de duas ONGS, a Patinhas da Vila e a Pet Fora das Ruas. De acordo com Aigline Vervloet, fundadora da instituição Patinhas da Vila, entre cães e gatos, há cerca de 20 animais disponíveis para adoção, mas nem todos os animais poderão participar do evento devido à falta de voluntários para transporte e supervisão. Além disso, alguns filhotes ainda não estão aptos para adoção, pois aguardam o ciclo completo de vacinação. Ainda assim, interessados já podem entrar em contato com a ONG Patinhas da Vila pelo telefone (27) 99989-1911, e com a ONG Pet Fora das Ruas pelo número (27) 99522-9461, tanto para adoção quanto para oferecer doações ou ajuda voluntária.
“Um lar de verdade é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência dos animais. É nesse ambiente que eles conseguem se sentir seguros, criar vínculos e, principalmente, recomeçar depois de tanto sofrimento. Cada adoção representa uma segunda chance, não só para os animais, mas também para quem os acolhe”, defende Aigline.
A fundadora da ONG ainda destaca que muitos tutores ainda priorizam a aparência dos animais na hora da adoção. Como resultado, a instituição enfrenta grandes dificuldades para encontrar lares para os vira-latas de porte médio, justamente o perfil mais comum entre os cães acolhidos pela organização.
“Diversas vezes possíveis tutores pedem apenas pela foto do animal. Não perguntam sobre a personalidade, sobre o que ele gosta, o que ele não gosta, se é sociável ou não, se é brincalhão. Se preocupam mais com a aparência do que a história de vida e o amor que eles têm para oferecer”, explica.
Um dos animais que estará no evento disponível para adoção será a Vivi, uma mistura de border collie de três aninhos. A Vivi foi encontrada abandonada andando no meio de uma avenida entre os carros. Quando foi resgatada, os voluntários perceberam que ela estava com as mamas inchadas, como se tivesse filhotinhos. Procuraram pela região incansavelmente, mas infelizmente não encontraram os animais. Após ser resgatada e levada para um lar temporário ela conseguiu achar um recipiente de todo esse amor: filhotes de gatos órfãos. Vivi, que é uma cadela extremamente meiga, adotou os gatinhos e cuidou como se fossem dela. Hoje ela ainda busca um lar para chamar de seu e doar todo o amor do mundo para seus novos donos.
“Quando a pessoa adota ela salva dois cães, mesmo sem saber: um que ela adota e outro que ela abre espaço para a gente acolher. Esses animais nunca tiveram acesso a conforto, carinho e amor. Estamos sempre abertos para quem quiser contribuir com a causa adotando, mas também da forma que puder. Queremos fornecer tudo o que esses animais merecem: amor incondicional!”, finaliza.
Pet Fair ES
A sexta edição da Pet Fair ES, a maior feira pet e vet do Estado, acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho. Mais de 60 expositores de produtos e serviços participarão da feira, que estará aberta à visitação gratuita de empresários do ramo e tutores de pets.
A feira conta com uma programação completa. Um dos momentos mais aguardados é o Pet Show, um desfile de animais de estimação que promete encantar o público. O evento está marcado para o sábado, às 18h, e no domingo, às 16h. Para participar, os tutores devem inscrever seus pets na categoria correspondente aos desfiles.
Outro destaque da feira é a Batalha de Groomers, uma competição de tosa criativa que reunirá profissionais do segmento e contará com a avaliação de dois renomados especialistas: Glauber Paixão e Vinicius Giannatasio. A disputa acontecerá no sábado, das 16h às 19h, e continuará no domingo, das 10h às 17h.
O encontro de raças também está confirmado na programação. A atividade reunirá cães de diferentes tipos — como buldogues, shih-tzus e golden retrievers — em um ambiente pensado para promover a socialização entre os animais e o intercâmbio de experiências entre seus tutores.
Para completar a experiência, o público contará com uma praça de alimentação variada, com opções que vão de pizza e cachorro-quente a churrasco especial e sobremesas como açaí.
Negócios
A Pet Fair ES também traz novidades para os profissionais do setor. Além da tradicional exposição de produtos e serviços, o evento oferecerá uma agenda especial voltada ao universo empresarial, com palestras, rodadas de negócios e oportunidades estratégicas de networking.
Entre os expositores já confirmados, estão marcas dos segmentos de cuidados para pets — como shampoos e hidratantes para pelos —, soluções tecnológicas para clínicas veterinárias, equipamentos de uso veterinário, nutrição animal, brinquedos e acessórios diversos.
Um destaque inédito desta edição é a promoção voltada a lojistas e empresários: a cada R$1 mil em compras realizadas com os expositores, eles concorrem a um prêmio de até R$10 mil, valor que pode ser usado para cobrir os gastos feitos durante o evento.
Serviço
Data: 13,14 e 15 de junho
Horário: sexta-feira e sábado, das 13 às 21h, e no domingo das 10h às 18h.
Local: Pavilhão de Carapina, Serra.
Entrada: gratuito
Estacionamento: gratuito
Mín. 16° Máx. 23°