Turismo com preservação ambiental e respeito à natureza. Foi com esse objetivo que a prefeitura de Vila Velha instalou novas placas no acesso ao Parque Natural Municipal de Jacarenema e no trecho da recém-inaugurada Ponte da Madalena. A ação reforça as regras de uso do parque, garantindo que visitantes tenham informações claras sobre as restrições e boas práticas para a preservação ambiental.
O Parque de Jacarenema é uma área de Proteção Integral, reconhecida por sua importância ecológica e biodiversidade única. Por isso, há normas específicas para assegurar sua conservação. As novas sinalizações orientam sobre a proibição de churrascos, pesca, entrada de veículos motorizados e outras restrições essenciais para a proteção do espaço.
A revitalização do parque também incluiu a instalação de uma guarita no acesso norte e a previsão de outra na entrada da Ponte da Madalena, no acesso pela Barra do Jucu. A Guarda Municipal e os fiscais ambientais seguem monitorando a região diariamente para garantir o cumprimento das regras.
Outro destaque é a iluminação cênica, projetada para minimizar impactos sobre os animais de hábitos noturnos. A gestão municipal reforça o compromisso com a conservação e pede o apoio da população.
Regras
- Proibida a entrada de veículos sem autorização;
- Proibida a entrada de animais domésticos;
- Não é permitido pisotear áreas de restinga;
- É proibido portar armas ou fogos de artifício;
- Prática de pesca ou caça de animais silvestres é proibida;
- É vedado produzir ou atear fogo no local;
- Não é permitido coletar ou suprimir elementos naturais;
- Acampamentos são proibidos;
- Jogar lixo ou descartar resíduos na natureza não é permitido;
- Uso de aparelhos de som sem autorização é proibido;
- Não é permitido pular da ponte;
- Qualquer intervenção nos limites da Unidade de Conservação sem autorização prévia da Prefeitura de Vila Velha é proibida.
O parque funciona diariamente das 6h às 18h. O descumprimento das normas pode ser denunciado à Guarda Municipal pelo telefone 153 ou à Ouvidoria Municipal pelo número 162.
Dúvidas também podem ser enviadas para a Coordenação de Recursos Naturais pelo e-mail: [email protected].
Mín. 24° Máx. 29°