Terça, 17 de Junho de 2025
15°C 25°C
Vitória, ES
Publicidade

Equipe capixaba conquista campeonato internacional de robótica no México

O time Tech Dragons é formado por alunos do Sesi de Cachoeiro e venceu uma das mais importantes competições da modalidade.

29/05/2025 às 10h26
Por: Redação
Compartilhe:
A Tech Dragons é composta pelos alunos Alicia Lima Carari, Laura Gomes Roberte Silva, Henrique Silva Sant’Anna, Gabriel Fragoso Ferreira, Eduardo Cereza Rodrigues e João Vitor Miranda de Oliveira, todos com idades entre 15 e 16 anos. / Crédito: Sesi
A Tech Dragons é composta pelos alunos Alicia Lima Carari, Laura Gomes Roberte Silva, Henrique Silva Sant’Anna, Gabriel Fragoso Ferreira, Eduardo Cereza Rodrigues e João Vitor Miranda de Oliveira, todos com idades entre 15 e 16 anos. / Crédito: Sesi

O Espírito Santo acaba de conquistar um lugar de destaque no cenário mundial da robótica educacional. A equipe Tech Dragons, formada por estudantes do Sesi Cachoeiro de Itapemirim, venceu o FTC Premier Event México, uma das mais importantes competições internacionais da modalidade, realizada entre os dias 22 e 24 de maio, em Monterrey.

O torneio reuniu 22 times de cinco países e integra o circuito da First Tech Challenge (FTC), promovido pela organização internacional FIRST. Os capixabas brilharam e levaram para casa o Inspire Award, principal reconhecimento do evento, dado à equipe que se destaca em todas as frentes: engenharia, programação, inovação, espírito de equipe e valores da competição.

A Tech Dragons é composta pelos alunos Alicia Lima Carari, Laura Gomes Roberte Silva, Henrique Silva Sant’Anna, Gabriel Fragoso Ferreira, Eduardo Cereza Rodrigues e João Vitor Miranda de Oliveira, todos com idades entre 15 e 16 anos. A orientação é dos professores Leandro Bayerl e Natanael Tomazeli.

A conquista no México veio após a equipe garantir vaga internacional ao vencer o “Innovate Award” na etapa nacional da FTC. Na competição, os estudantes enfrentaram provas técnicas, rounds de batalha entre robôs e entrevistas com juízes internacionais — e mostraram que talento capixaba vai longe.

“Receber o Inspire Award é mais do que vencer. É saber que nosso trabalho em equipe, dedicação e esforço nos levaram além dos nossos limites. Foi inesquecível”, celebrou Alicia Lima, aluna do 2º ano.

De volta ao Brasil desde o dia 26 de maio, os alunos foram recebidos com orgulho pela comunidade escolar e já são considerados inspiração para outros estudantes.

Para o superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Geferson dos Santos, a conquista é um exemplo claro de como a educação com propósito transforma realidades:

“Eles mostraram competência técnica, colaboração e maturidade. É isso que buscamos ao formar jovens preparados para resolver os desafios do mundo real.”