Talvez a Moqueca seja o prato mais relacionado ao Espírito Santo se fizermos uma rápida pesquisa por aí. Mas, sem dúvida, a nossa maior tradição culinária é comer Torta Capixaba na Semana Santa. E para os fãs da tradicional mariscada com palmito servida na panela de barro com uma cobertura de ovos batidos e adornada com rodelas de cebola e azeitonas, começa nesta quinta-feira (17) o Festival da Torta Capixaba na Ilha das Caieiras, em Vitória. O evento vai até o Domingo de Páscoa (20) com barraquinhas repletas de quitutes de frutos do mar e uma programação cultural com diversas apresentações musicais. E tudo é aberto ao público.
O festival vai das 9h30 às 18h de quinta a domingo, com destaque, é claro, para a torta. A receita mais tradicional é feita na panela de barro, com uma mistura de bacalhau dessalgado, caranguejo, siri desfiado, camarão cozido, palmito natural, tomates, ovos, cebolas e coentro.
Além da torta, o visitante também encontrará no Festival pratos como bobó de camarão, moqueca capixaba, pastel de siri e empada de camarão. Os preços variam conforme o tamanho. A torta mais barata, por exemplo, fica em R$ 20. Em média, o quilo é vendido por R$ 180.
No Festival, os visitantes encontrarão 35 barracas de expositores, além de 12 restaurantes da Ilha das Caieiras. A programação cultural contará com 11 atrações musicais regionais. A Rua Felicidade Correa dos Santos, que concentra a estrutura do festival, ficará interditada, e serão feitos desvios no trânsito local para ruas próximas. A PMV informa que algumas vagas de estacionamento serão disponibilizadas no Campo do Racing.
Festival da Torta Capixaba 2025
De 17 a 20 de abril, das 9h30 às 18h
Local: Ilha das Caieiras, na Grande São Pedro (Rua Felicidade Correia dos Santos/Nova Orla de São Pedro), Vitória
Entrada gratuita
Mín. 21° Máx. 31°