"Juntos, trabalharemos para fortalecer ainda mais os pilares do IBEF-ES." Com essa declaração, Alecsandro Casassi assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) para o biênio 2025/2027, sucedendo Pedro Chieppe, que agora ocupa a vice-presidência e lidera a Diretoria de Estratégia Institucional.
Durante a cerimônia de posse, o presidente do Conselho de Administração, Paulo Wanick, ressaltou a gestão ética e focada no desenvolvimento econômico e financeiro realizada por Chieppe, destacando o espírito jovem da entidade e sua vontade de contribuir para o crescimento do Estado.
A solenidade contou com o painel "A integração das entidades empresariais em prol do desenvolvimento do Estado do ES", mediado por Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex, que reuniu líderes de importantes instituições, como Nailson Dalla Bernadina, presidente do ES em Ação; Júlio da Silva Rocha Júnior, presidente da Faes; Sidemar Acosta, presidente do Sindiex; José Carlos Bergamin, vice-presidente da Fecomércio-ES; Paulo Baraona, presidente da Findes; Renan Chieppe, presidente da Fetransportes; e o próprio Alecsandro Casassi, presidente do IBEF-ES.
Durante o debate, Sidemar Acosta enfatizou a relevância dos portos e das exportações para a economia capixaba. Paulo Baraona apontou a necessidade de uma reforma tributária para o progresso do país. Renan Chieppe destacou a importância da produção para manter a competitividade, mencionando que o setor de transportes foi um dos que mais cresceu no Brasil. Júlio Rocha mencionou o papel acelerador do café na economia local. José Carlos Bergamin, representando Idalberto Moro na Fecomércio, questionou como posicionar o Espírito Santo no mapa do turismo, reconhecendo a relevância do setor e a necessidade de seu crescimento no Estado. Nailson Dalla Bernadina ressaltou a importância de um Espírito Santo forte e da união de forças entre as instituições.
Em seu discurso, Alecsandro Casassi agradeceu aos novos diretores que aceitaram o desafio de integrar a gestão, composta por 120 voluntários, sendo 40% mulheres, comprometidos com os valores do instituto. Ele destacou que essa representatividade é um marco importante, refletindo o compromisso com a diversidade e inclusão. Casassi também mencionou as premiações de excelência do IBEF-ES, como o Equilibrista, Destaque Empresarial e CFO do Ano, reconhecidas como as mais relevantes do Estado para os executivos. Além disso, ressaltou a produção de mais de 360 artigos em 2024, consolidando o instituto como referência em economia, finanças e gestão empresarial. Por fim, enfatizou o fortalecimento da rede de conexões e parcerias com outras entidades, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social, preservando o equilíbrio fiscal.
Mín. 21° Máx. 31°