Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Vitória, ES
Publicidade

Lideranças capixabas debatem inovação no encontro da Ong Junior Achievement

O evento reuniu lideranças de vários setores capixabas para debater sobre inovação e empreendedorismo.

24/03/2025 às 16h02
Por: Redação
Compartilhe:
O painel contou com a presença a e participação do Presidente da JA Brasil Pedro Englert, e fundador da NVA Capital. Ex-aluno da JA Brasil, Pedro já foi conselheiro da Ong, e atualmente atua como presidente. / Crédito: Letícia Kirchmayer
O painel contou com a presença a e participação do Presidente da JA Brasil Pedro Englert, e fundador da NVA Capital. Ex-aluno da JA Brasil, Pedro já foi conselheiro da Ong, e atualmente atua como presidente. / Crédito: Letícia Kirchmayer

Com o painel “Inovação na Prática: Como Destravar seu Potencial Inovativo para Aumentar sua Competitividade no Mercado”, a Ong Junior Achievement (JAES), no auditório da Rede Gazeta, o projeto Conecta JAES. O evento reuniu lideranças de vários setores capixabas para debater sobre inovação e empreendedorismo.

O painel contou com a presença a e participação do Presidente da JA Brasil Pedro Englert, e fundador da NVA Capital. Ex-aluno da JA Brasil, Pedro já foi conselheiro da Ong, e atualmente atua como presidente. 

Durante a sua fala, ele contou a sua trajetória e dos desafios da organização com foco social. Também destacou a importância da educação na formação e na transformação dos jovens. Para Pedro, o sucesso profissional das novas gerações está no desejo, no empenho e no propósito. “Mais que conhecimento técnico, é importante o comprometimento com os seus objetivos e o seu trabalho. O quanto você estará disposto para aprender e construir junto com a empresa que atua.”

Também estiveram presentes no painel mediado pela diretora executiva da JAES, Marcella Amorim, o empresário Marcio Goicoechea, da MetaX; Patricia Lino, da Rede Gazeta; Tatiana Tristão, do Grupo Tristão; Denis Ferrari, da Azys Inovação, e Marcelo Braga, da Liga de Marketing.

A gerente de inovação da Rede Gazeta, Patrícia Lino, ex-aluna da JAES, apontou em sua fala as transformações e inovações tecnológicas pelas quais a Gazeta passa sem perder a credibilidade e o seu papel enquanto formador de opinião e fonte de informação. E o diretor da MetaX, Marcio Goicoechea, contou sobre a sua caminhada profissional, e compartilhou que para alcançar a ascensão profissional começou a trabalhar na base, passando por todos os processos da empresa. 

Já Tatiana Tristão, vice-presidente da JAES e diretora administrativa do Grupo Tristão, compartilhou a história do Café Real, que completou 90 anos, e a importância da inovação caminhar junto com a tradição. “A inovação é uma ferramenta fundamental para seguirmos atuando no mercado, atenta às transformações e as necessidades da sociedade”.

No segundo momento do painel, Denis Ferrari, fundador da Azys Inovação, e Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing, também trouxeram suas contribuições sobre o empreendedorismo, educação e inovação. 

Para Denis Ferrari, o Brasil tem muitos desafios e problemas para a resolver. “A raiz da inovação são problemas relevantes. A gente tem muito problema para resolver, e muita gente motivada a resolvê-los. Seja pelo impacto que quer causar na vida dos outros, seja pelo impacto que quer causar na própria vida”, acredita.

E acrescenta “se a gente não começar a olhar pra isso e começar a construir soluções e estratégias para o Brasil, a gente vai continuar patinando num país que podia ser muita coisa, que tem um eterno potencial, mas é um potencial que não vai ser realizado para os nossos filhos e para os nossos netos”.

Ainda na questão da inovação do empreender, Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing, pontua que a paixão e o propósito pelo negócio é a grande motivação. E acredita que cada um pode contribuir para as transformações sociais. “Eu acho que o grande olhar que nós todos estamos aqui é de realmente serem esses agentes inovadores, contínuos da educação, do conceito, do conteúdo e do conhecimento para que, de fato, as coisas mudem”.

O presidente da JA Brasil, Pedro Englert, encerrou o debate e ressaltou a importância da participação da sociedade e das empresas no apoio às organizações. “Não vai mudar a realidade se realmente você se empenhar em algum projeto, em alguma coisa, e colocar o seu recurso financeiro, tempo, energia, em prol daquela organização”.

Para o presidente trabalhar com causas sociais é gratificante. “Poucas coisas na vida são tão gratificantes como a gente trabalhar em causas sociais, e é de realmente viver o nosso trabalho gerando resultado e proporcionando transformação de alguma vida. Eu vejo, às vezes, pessoas que são como se fossem sementinhas superpoderosas e que estão sem condição de florescer. E, às vezes, isso dá um pouquinho de água, faz um pouquinho de carinho, dá um pouquinho de luz, e aquilo nasce de uma forma maravilhosa. Então, quando a gente tem a oportunidade de viver isso”, disse.