Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Vitória, ES
Publicidade

Exposição do Museu Vale vira catálogo com obras de 30 artistas capixabas

No lançamento, os curadores participam do bate-papo com o público sobre as obras

20/03/2025 às 17h50
Por: Redação
Compartilhe:
Transitar o Tempo tem curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton. / Crédito: Divulgação
Transitar o Tempo tem curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton. / Crédito: Divulgação

Arte capixaba na palma da mão. O Museu Vale, em seu momento extramuros, lança catálogo com imagens de todas as obras da exposição Transitar o Tempo, em cartaz desde dezembro na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória. Agora, o público poderá conferir o trabalho dos 30 artistas capixabas também no formato impresso.
 
Com mais de 250 páginas, a publicação bilíngue (português e inglês) será distribuída gratuitamente na noite especial de lançamento, no dia 25 de março, às 18h30, na própria exposição. Transitar o Tempo reflete sobre como diferentes gerações se encontram e se transformam dentro da produção artística contemporânea.
 
A mostra, com curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton, tem entrada gratuita, classificação livre e segue aberta ao público até 30 de março de 2025. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 8h às 17h, aos sábados e domingos, das 9h às 16h, e, às quintas-feiras, o horário se estende até 20h30. Escolas interessadas em visitas educativas podem agendar pelo telefone (27) 9 9252-7525.
 
No lançamento, os curadores participam do bate-papo com o público sobre as obras expostas e o processo curatorial. A programação conta ainda com apresentação da cantora Elaine Augusta, uma das grandes vozes do samba no Espírito Santo. No show, ela traz faixas do novo EP, Meu Santo Samba, inspirado nas mulheres da história do samba brasileiro. A noite é aberta ao público, gratuita e de classificação livre.
 
Para Claudia Afonso, diretora do Museu Vale, o catálogo amplia o acesso à arte capixaba e reafirma o compromisso da instituição em promover a cultura local de forma democrática e acessível. “Mais do que um registro, o catálogo é um documento que mantém a exposição viva além do período que esteve em cartaz. É mais uma forma de celebrar a riqueza e diversidade artística do Espírito Santo, que é Transitar o Tempo”, destaca.
 
A exposição
 
Transitar o Tempo tem curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton, e reúne uma diversidade de artistas que vão desde jovens a veteranos inseridos na cena capixaba, a partir de uma reflexão sobre suas trajetórias e práticas artísticas.
 
Segundo o curador Nicolas Soares, a exposição nos permite olhar para outras ideias de tempos, e como estão associados às culturas, saberes e fazeres. Diferentes narrativas que se reconfiguram constantemente através da experiência única no presente. 
 
A exposição conta com a participação dos artistas Antonio Rosa, Bárbara Carnielli, Bruno Cabuz, Bruno Zorzal, Charlene Bicalho, Dilma Góes, Dona Antonia, Euzira Neves, Fredone Fone, Geovanni Lima, Gessé Paixão, Grupo Barra de Renda, Kika Carvalho, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Marcos Martins, Marcus Vinicius, Matheusa, Meuri Ribeiro, Natan Dias, Natanael Souza, Paulo Fernandes, Renato Ren, Reuto, Ronaldo Mateus Lima, Rosana Paste, Rubiane Maia, Yurie Pam, Yurie Yaginuma & Jéssica Maria.
 
A exposição Transitar o Tempo é uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. 
 
Serviço:
Lançamento do catálogo da exposição “Transitar o Tempo” e bate-papo com curadores
Data: 25/03
Hora: 18h30
Local: Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória (ES)
Entrada: gratuita e de classificação livre