Por Vinícius Baptista
O que precisa ter um hospital para ser considerado um dos melhores do Brasil? Em busca dessa resposta, o Estado Capixaba pegou a estrada e foi até Cachoeiro de Itapemirim para conhecer de perto o Hospital Unimed. Pelo segundo ano consecutivo, o hospital aparece no ranking da revista americana Newsweek como um dos melhores do mundo (The World's Best Hospitals) de 2025, e está entre os 100 melhores do país.
Localizado na Rodovia Engenheiro Fabiano Vivacqua (Cachoeiro - Safra), o Hospital Unimed Sul Capixaba, completa cinco anos no próximo dia 30 de março. Foi inaugurado em plena pandemia e foi referência na região para os pacientes com Covid que precisavam de UTI. O Hospital Unimed foi construído em uma área de 12.555m². Com 129 leitos, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de Centro Cirúrgico com sala inteligente e unidade de hemodinâmica. A unidade conta também com Unimed Oncologia, Unimed Coração, Unimed Diagnóstico e Laboratório.
“Tudo de mais moderno para garantir que o paciente tenha o melhor atendimento e o cooperado tenha as melhores condições de trabalho estão aqui no hospital. Isso faz toda a diferença”, destacou o oncologista Raphael Luzorio.
O Hospital Unimed é a primeira unidade hospitalar do Espírito Santo a utilizar a tecnologia com uma inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes em tempo real e identificar aqueles com trajetória de risco. Além disso, conta com a assistente virtual Isa Concierge, tornando o atendimento ainda mais eficiente e acessível através do WhatsApp para clientes internados na unidade e seus acompanhantes.
“A nossa inteligência artificial nos indica nos monitores, por um sistema de cores, qual a situação do paciente naquele momento. É um trabalho integrado que nos permite o acompanhamento em tempo real”, pontuou a doutora Andressa Grilo, diretora técnica do hospital.
A unidade também trouxe para Cachoeiro alguns equipamentos ainda inéditos na região, como a tomografia computadorizada de corpo inteiro e a mamografia 3D com compressor curvo (primeira a ser utilizada no Estado), além de uma ressonância magnética de alta potência (segunda instalada na América Latina e primeira instalada no Brasil).
Outro diferencial do hospital é no que diz respeito a produção da própria energia. Recentemente, a cooperativa médica dobrou sua capacidade de produção de energia solar. Sua usina fotovoltaica foi ampliada e opera com 2.626 módulos solares e oito inversores, aumentando a geração de eletricidade e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A nova capacidade da usina permitirá suprir de 35% a 40% da demanda energética do hospital, com uma produção mensal superior a 148 mil kWh. E as placas ainda foram usadas como cobertura dos carros no estacionamento do hospital.
“Desde a construção, o Hospital Unimed tem a preocupação com a sustentabilidade. Além da questão energética, temos um sistema de captação de água da chuva e todo o nosso esgoto é tratado antes de ser devolvido à natureza. Os quartos também tem são humanizados com janelas voltadas para as belezas naturais da nossa região, como o monumento natural do Frade e a Freira”, completou o diretora de recursos próprios do hospital, Grazielle Grillo.
O único Hospital da região sul do estado com a certificação ONA, nível 3. Possui Selo Top Performer na UTI Geral e Coronariana, HIMSS nível 6 e certificação 3M de melhores Práticas relacionadas a qualidade assegurada de limpeza e esterilização, categoria Black Diamond.
Veja na galeria de fotos alguns dos destaques que fizeram o Hospital Unimed receber tantos prêmios.
Mín. 21° Máx. 31°