Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Vitória, ES
Publicidade

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro brilha no cinema. Médico explica como envelhecer com saúde.

Especialista mostra que, assim como a atriz, é possível ter uma velhice feliz e produtiva.

14/03/2025 às 13h51 Atualizada em 14/03/2025 às 14h03
Por: Redação
Compartilhe:
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro é um exemplo de que é possível envelhecer com saúde. / Crédito: Divulgação/ Sony Pictures Brasil.
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro é um exemplo de que é possível envelhecer com saúde. / Crédito: Divulgação/ Sony Pictures Brasil.

Por Vinícius Baptista,

“Corta! Para. Vamos gravar tudo de novo, mais uma vez”. São algumas frases corriqueiras em um set de filmagem. Quem já participou de alguma gravação profissional, por menor que seja, sabe o trabalho que dá e o esforço físico que é exigido. Agora, imagine protagonizar um filme inteiro aos 95 anos de idade.

Na última quinta-feira, estreou nos cinemas de todo o país o filme “Vitória”. Um drama que conta a história real de uma senhora que denunciou, depois de filmar o intenso movimento de tráfico de drogas da janela de sua casa no Rio de Janeiro. Para viver a protagonista do filme, a escolhida foi uma das principais artistas do Brasil: Fernanda Montenegro. Aos 95 anos, “dona” Fernanda mostra em cena porque continua sendo uma dama da sétima arte.

“É incrível! A Fernanda Montenegro é um exemplo do que a gente chama de envelhecimento bem-sucedido. Que é quando a pessoa se mantém ativa com todas as suas capacidades, tanto intelectuais, quanto mentais e físicas. Fazer um filme não é mole. E ela está atuando e mostrando para todos que é possível”, destacou o médico geriatra e superintendente de medicina preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.

É preciso entender que o envelhecimento é um processo natural e contínuo que afeta o corpo ao longo da vida, desde o nascimento até a morte. Essas mudanças podem ser físicas, psicológicas e sociais, neste sentido, é fundamental procurar um geriatra já nas fases iniciais deste processo.

“É obvio que para chegar aos 95 anos bem, a gente precisa de um conjunto de fatores que levam a pessoa a envelhecer com qualidade. Um deles é a genética. O fator genético não é modificável, mas, tem muitos fatores relacionados ao estilo de vida. Ela sempre foi uma pessoa muito ativa, que trabalhou muito, se dedicou, estudou e sempre teve uma vida equilibrada que envolve alimentação, exercício físico e um controle do estresse. E importante também ter um cuidado médico sempre presente. São fatores que vão determinar que a pessoa consiga potencializar todo o seu potencial de viver muito”, destacou Drº Roni.

O superintendente da MedSênior – plano de saúde voltado especificamente para o público 49+ - ressaltou também que, infelizmente, a realidade de vida de Fernanda Montenegro não é a da maioria dos idosos brasileiros.

“É obvio que ela trabalha com prazer. Ela está ali motivada, fazendo o que ela gosta. Ela acorda de manhã com um propósito. Ela sabe que está sendo produtiva. Isso trás felicidade e longevidade. É muito diferente de idosos que precisam trabalhar para sustentar seus filhos, netos e precisam manter a renda porque ainda existem pessoas que dependem dele. Nesses casos a gente sabe que a exigência aumenta o estresse”, pontuou.

Diante disso, o geriatra afirma que todos devem cuidar da saúde desde cedo, e que os governos devem melhorar as políticas públicas voltadas para os idosos.

“Cada um tem que buscar o seu melhor equilíbrio e as suas melhores condições para viver bem, saudável e pleno. De forma coletiva, os órgãos públicos e instituições devem favorecer que todos tenham a dignidade e o direito de envelhecer bem dentro de ambientes adequados, gerando saúde, criando oportunidades de lazer, esporte e convivência para quem está envelhecendo. Tudo isso contribui com um envelhecimento saudável”, concluiu o médico.

Na pré-estreia do longa, a atriz disse que, depois de 80 anos de carreira, "Vitória" deve ser seu último filme. "Na idade que eu estou, posso até continuar fazendo minhas leituras em palcos como sempre faço, mas cinema pede físico, pede fôlego. É um momento muito especial", explicou a primeira-dama do teatro brasileiro. Sim, "dona" Fernanda, o momento é muito especial para todos os brasileiros que têm a oportunidade de assistir mais uma vez a senhora brilhar nas telas. Vida longa a Fernanda Montenegro!