Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Vitória, ES
Publicidade

Moqueca de luto: Morre Hercílio Pirão

Fundador do tradicional restaurante de Vitória foi um dos maiores embaixadores da culinária capixaba

14/03/2025 às 11h38
Por: Redação
Compartilhe:
Ao lado de Cacau Monjardim, outro “embaixador da culinária capixaba”, Hercílio Pirão recebia os amigos em seu restaurante sempre com um sorriso no rosto. / Crédito: rede social
Ao lado de Cacau Monjardim, outro “embaixador da culinária capixaba”, Hercílio Pirão recebia os amigos em seu restaurante sempre com um sorriso no rosto. / Crédito: rede social

A culinária do Espírito Santo está de luto. Morreu nesta quinta-feira (13) o empresário Hercílio Alves da Silva Filho, fundador do tradicional Restaurante Pirão, em Vitória. A fama do estabelecimento era tanta, que Hercílio acabou sendo mais conhecido como “Pirão” do que como seu próprio nome de batismo. "Pirão" morreu por complicações relacionadas a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em um hospital da Capital, onde estava internado desde o último final de semana.

Para Juarez Campos, um dos mais renomados chefes de cozinha do Estado, Pirão foi fundamental para levar a culinária do Espírito Santo para todo o Brasil. “Hercílio Pirão foi o mais importante divulgador da gastronomia capixaba para o Brasil. Todas as personalidades importantes que vinham a Vitoria tinham que comer a moqueca do Pirão. Fora as vezes que ele saiu de Vitoria para demonstrar a gastronomia capixaba pelo Brasil à fora. Eu particularmente perdi um mestre e amigo querido. A importância dele para a gastronomia capixaba é imensurável”, lamentou o amigo.

Hercílio Alves da Silva Filho começou a trabalhar com peixe aos nove anos de idade no restaurante dos pais, Hercílio e Almerinda: o São Pedro, fundado em 1952 e aberto até hoje na Praia do Suá. Em 1982, abriu o restaurante no Triângulo das Bermudas, dando à casa seu apelido de infância, Pirão, e seguindo na cozinha a mesma receita de moqueca ensinada pela mãe. O local até os dias atuais é parada certa de artistas, celebridades e políticos que visitam a capital.

O enterro será realizado nesta sexta, no Cemitério Santo Antônio, às 17h.