Mal terminou o carnaval, e comerciantes de Conceição da Barra já comemoram o sucesso dos dias de folia para a economia local. Durante os dias de Momo, todo o município, incluindo Itaúnas e Braço do Rio, receberam centenas de visitantes que se divertiram com a programação musical nos blocos, nas praias e demais atrações.
Somados, os três locais contabilizaram passagem de cerca de 50 mil pessoas dia. O bom resultado impulsionou o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes e ambulantes. Destaque também para a segurança durante os dias de Carnaval: a Polícia Militar não registrou qualquer ocorrência mais significativa.
O prefeito Erivan Tavares afirmou que o Carnaval contou com 14 horas diárias de shows, blocos, bandinhas, matinês, em vários pontos da cidade, todos animados por artistas locais e regionais, em meio a muito axé, forró, pagode, samba e swingueira. Todos registraram movimentação acima da expectativa. A ocupação hoteleira foi de 90%, a de bares, restaurantes e ambulantes, também foi muito expressiva, sem falar nos postos de trabalho temporários que o evento promoveu.
“Nosso objetivo foi o de oferecer diversão à população, mantendo a tradição, mas sem abrir mão da segurança e da responsabilidade fiscal que tenho à frente do município. O Carnaval de Conceição da Barra aliou a boa folia com o aquecimento da economia local, movimentando o comércio, gerando empregos e aumento no faturamento do comércio nos seus diversos segmentos. Os dados confirmam que este Carnaval, de 2025, entrará para a nossa história”, afirma Erivan Tavares.
Com uma grade composta por artistas locais e regionais, Conceição da Barra teve boa música ao tempo inteiro. A diversão começava na praia, com diversos palcos instalados em pontos diversos, seguia à tarde e só acabava de madrugada pelas ruas e bares da cidade.
O regente da bandinha Pôr do Sol, Volmar da Costa Graça disse que este Carnaval levou a folia tradicional a todas as comunidades. “Além da sede, tivemos a oportunidade de tocar em outras localidades do município, como Itaúnas, Braço do Rio e Meleiras e todos ficaram maravilhados com a apresentação da nossa Bandinha”, relatou.
O músico e produtor da Banda Agytu`s, Leandro Olimpio afirmou que o Carnaval de Conceição da Barra foi muito produtivo. O grupo fez seis shows em quatro dias, por diversos palcos e praças da cidade, passando por Itaúnas com um show diferente para os moradores e frequentadores do local. “Fizemos também um lindo show para nossas crianças, além de apresentações na praia durante o dia e na mega tenda montada na praça do Juiz (palco principal), com um grande show para finalizar em grande estilo. Nós agradecemos a administração, ao prefeito e a secretaria de turismo por oportunizarem e reconhecerem nosso trabalho. Em 27 anos de banda nunca tivemos nada igual”, reforçou.
“Este foi um carnaval com proposta diferente da que estávamos acostumados. Tenho certeza de que o folião que veio, aproveitou bastante as praias, a bandinha e os shows espalhados pelo balneário. O que mais ouvimos dos visitantes foram elogios quanto a segurança e limpeza da cidade, mas muitos estavam chorosos pela falta da Trio Elétrico. Acredito que esse seja um protótipo, a equipe do Turismo está de parabéns pela organização, tenho certeza de que foram muitos desafios, mas o próximo Carnaval será ainda melhor”, afirmou Leleo, músico do Grupo Explode Samba.
No setor hoteleiro, a movimentação também foi acima do esperado. O supervisor administrativo do Hotel Cricaré, Dyrlan Bona Graça festejou a taxa de ocupação de 90% neste período de carnaval. “Foi o melhor desempenho dos últimos cinco anos! Recebemos hóspedes de 11 estados diferentes, e dos Estados Unidos e Itália. Assim como o carnaval, o nosso mês de janeiro também foi bastante rentável. Tivemos o melhor mês de janeiro da história do hotel”, disse.
“Tivemos uma ótima ocupação e nossos hóspedes adoraram a programação variada com bandinhas e palcos espalhados pela cidade. Eles também elogiaram a tranquilidade e segurança da cidade. Nosso público é essencialmente família com crianças e adolescentes, todos gostaram do ambiente familiar, se sentiram confortáveis em andar pela cidade e pela praia. Alguns já deixaram reservados para o próximo ano, reforça Mario Dias da Pousada Mirante.
Nos bares e restaurantes, a percepção não foi diferente. “Mesmo sendo em novo formato, o carnaval em Conceição da Barra, superou nossas expectativas. O movimento no restaurante já começou na quinta-feira, véspera do final de semana e se estendeu até o último minuto da folia na terça-feira. A programação da Secretaria de Turismo atendeu o público infantil, os mais jovens e até a melhor idade, proporcionando um carnaval tranquilo, divertido, sem nenhum tipo de ocorrência. Temos certeza de que as famílias que escolheram nossa cidade, levaram na bagagem boas lembranças desse carnaval”, afirmou a proprietária do Bar e Restaurante Casarão do Caís, Laurete Roma.
Para a Chef do Chef, Kécia Leite, restaurante Flor de Alecrim "Arte & Culinária", O Carnaval" deste ano foi especial. “A sensação foi de reencontro com o passado, blocos de carnavais embalados por uma alegria diferente, nostálgica e contagiante. A proposta do Flor de Alecrim sempre foi "Cultivar as Tradições inovando Sabores" e este ano foi muito especial para nós, pois finalmente foi harmônico e familiar. Fomos surpreendidos com o grande número de turistas que se uniram aos visitantes assíduos para aproveitar nossa graciosa cidade e viver as surpresas da gastronomia local. Posso resumir o Carnaval de 2025 de Conceição da Barra como Rememorável”, assegurou ela.
“Estou a 23 anos com a Cabana e restaurante Kaique, e entre altos e baixos, já tivemos bons carnavais em Conceição da Barra. Neste ano, ouvimos que não teríamos carnaval na cidade por causa da ausência dos trios elétricos. Mas sabia que teríamos turistas na cidade e, com o novo modelo com palcos em pontos estratégicos na cidade, atrairíamos o público família, que investe no comércio local. Dito e certo, a muito tempo não vendíamos tanto, foi o melhor carnaval dos últimos tempo”, afirmou Neta, proprietária da Cabana Kaique.
“O verão 2025, em Conceição da Barra, foi satisfatório, muitas famílias marcaram presença nos finais de semana e sem dúvida aproveitaram bastante os dias de sol e lazer. Parabenizo a nova gestão pela limpeza e organização da cidade, pela instalação de duchas na orla das praias, que durante muito tempo fez falta para os banhistas. No entanto, no período do Carnaval fomos impactados com redução no movimento em pelo menos 50%, pelo fato dos palcos terem sido instalados em outros pontos da praia. Infelizmente a extensão da praia que nós atendemos, ficou mais vazia. Se não fosse esse "detalhe", poderia ter sido bem melhor”, disse Gonzaga, do Petiscaria e Restaurante Rei do Baião.
Mín. 24° Máx. 29°