As doenças raras afetam milhões de pessoas em todo o mundo e, apesar de sua baixa incidência individual, representam um grande desafio para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Essas condições abrangem um vasto conjunto de enfermidades, com mais de 5.000 tipos reconhecidos, que podem afetar crianças, jovens e adultos.
De acordo com Adriana Sarzedas, gestora de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba, essas doenças são, em sua maioria, crônicas e complexas, e necessitam de acompanhamento contínuo e integrado, envolvendo equipes multiprofissionais, pois seus sintomas podem ser confundidos com condições mais comuns, o que pode atrasar o diagnóstico.
Ela explica que muitas dessas doenças possuem componentes genéticos, como é o caso da Distrofia Muscular de Duchenne, Fibrose Cística e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), além de outras condições que impactam profundamente a qualidade de vida dos pacientes.
A Unimed Sul Capixaba se destaca por contar com a neurologista Juliana Brunelli, a única especialista em doenças raras de Cachoeiro. A médica desempenha um papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com doenças raras, proporcionando cuidados essenciais para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida. O acompanhamento de condições tão específicas demanda um trabalho contínuo e especializado em que a Unimed Sul Capixaba atua oferecendo suporte integral.
“As doenças raras, embora complexas, podem ser tratadas com sucesso quando o diagnóstico é preciso e o acompanhamento adequado é fornecido. Para muitos pacientes, o foco do tratamento é a manutenção da qualidade de vida e a redução dos sintomas, permitindo que os pacientes sigam com suas rotinas da melhor forma possível”, finaliza Adriana.
Mín. 24° Máx. 29°