O Espírito Santo segue como a principal porta de entrada de veículos importados do Brasil. Mas, o Estado se prepara agora para receber um verdadeiro gigante dos mares, que vai proporcionar o maior desembarque de carros já feito em águas capixabas. Um navio com mais de cinco mil automóveis de passeio deve atracar nos próximos dias.
Estamos falando do Explorer Nº1 da gigante chinesa de carros elétricos BYD. O navio deve chegar em Portocel, Aracruz, com 5,5 mil carros. Para se ter uma ideia do tamanho dessa operação, geralmente os navios que chegam ao Estado trazem de mil a dois mil veículos. Essa é a segunda vez que a embarcação da BYD vem ao Brasil. A primeira vez foi em maio do ano passado, em Pernambuco.
O navio é tão grande – 38 metros de largura - que não pode atracar no Porto de Vitória. Por isso, Aracruz foi a opção encontrada, já que por lá não há limitações físicas para receber esse tipo de embarcação. O Explorer Nº1 tem esse número por ser o primeiro da frota que está sendo montada pela BYD e tem capacidade para transportar sete mil carros de passeio. A meta dos chineses é ter oito navios e depender cada vez menos de embarcações terceirizadas.
A expectativa é que o Explorer Nº1 atraque na sexta-feira, o que deve gerar uma megaoperação logística em pleno carnaval.
Mín. 24° Máx. 29°