O Base27 alcançou mais um impacto social positivo com o projeto de revitalização da quadra esportiva do Morro de São Benedito. O Termo de Cooperação foi assinado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de Vitória viabilizou a execução do novo espaço de lazer e convivência.
O projeto foi realizado via Base Científica, programa do Base27 que conecta estudantes e empresas para solucionar desafios reais, estimulando uma formação inovadora. Com o apoio da Fortes Engenharia, Murillo Paoli, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSales, assumiu o desafio de criar um um projeto arquitetônico capaz de devolver um espaço dinâmico e para uso de toda a comunidade.
A cerimônia, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, reuniu também representantes das empresas mantenedoras do Base27, como a Fortes Engenharia e a Nós Arq+Urb, além da UniSales e da comunidade do Morro de São Benedito e do Território do Bem.
As atividades com Murillo Paoli foram iniciadas em maio do ano passado, com o estudante apresentando o projeto à Fortes Engenharia e, posteriormente, à comunidade do Morro de São Benedito.
“Esse momento foi extremamente enriquecedor e significativo para minha carreira. Ver um projeto desenvolvido com tanto empenho e dedicação ser reconhecido é uma validação do trabalho realizado e uma demonstração de que o esforço aplicado pode gerar impactos reais. Além disso, esse reconhecimento reforçou a importância de projetos que transcendem o âmbito acadêmico e alcançam a sociedade, contribuindo para a transformação de realidades. Foi uma experiência que consolidou minha confiança profissional e destacou a relevância de aliar teoria e prática em prol do bem coletivo”, destacou Murillo Paoli.
A necessidade de revitalização surgiu diante da deterioração do espaço, que antes era um ponto de encontro para atividades esportivas e comunitárias, mas acabou afastado do convívio social devido à ocupação por grupos criminosos.
A execução do projeto contou com a parceria da Nós Arq+Urb e da Fortes Engenharia, que ofereceram suporte técnico e contribuíram para o aprimoramento das soluções propostas. Ivana Netto, Sócia da Fortes Engenharia acompanhou todo o processo desde documentos técnicos até orientações práticas.
“A Fortes apresentou ao Base 27 o desafio de conceber um projeto arquitetônico que fosse aceito pela comunidade e viável executiva e economicamente. Isso tudo num prazo bem curto. Através do programa Base Cientifica, fizemos a apresentação do caso à Unisales que aceitou imediatamente. A partir daí, o Núcleo de Arquitetura da UniSales colocou o projeto como prioridade e o aluno Murillo, por já conhecer a região, assumiu o desafio e, com nossa supervisão e disponibilização de todas as informações que tínhamos, ele fez uma leitura muito boa das necessidades colocadas pela comunidade. O projeto foi apresentado à comunidade dentro do prazo previsto e aprovado sem ressalvas”, ressaltou.
Através do Base Científica, o estudante Murillo Paoli se reuniu, apresentou e recebeu feedbacks da Fortes Engenharia. O envolvimento da comunidade local também foi um fator determinante para moldar o projeto.
Pollyana Rosa, Diretora de Inovação do Base27, reafirmou o papel do hub como impulsionador do ecossistema de inovação capixaba e transformador social por meio de conexões estratégicas.
“Em todos os projetos que desenvolvemos através do Base Científica, a sociedade é beneficiada pela qualificação dos profissionais e acesso às oportunidades do mercado, mas este, em especial, trouxe um impacto direto com a revitalização da quadra e a perspectiva de novas oportunidades para outros jovens da comunidade de São Benedito, que agora terão um exemplo próximo de casa de como podem interagir com o mercado de trabalho e buscarem qualificação profissional”, destacou.
Mín. 24° Máx. 29°