Pomerfest movimenta Santa Maria de Jetibá

Cidade recebe a partir desta segunda-feira (30) a 29ª Festa Pomerana com dança, música e culinária típica

A tranquila cidade de Santa Maria de Jetibá vai ficar movimentada nos próximos dias com a 29ª Festa Pomerana – Pomerfest, que começa nesta segunda-feira (30) e vai até o próximo domingo (06). As festividades que lembram a tradição dos imigrantes pomeranos e seus descendentes vão contar com muita dança, música, culinária típica e manifestações culturais.

Colonizada em sua maioria por imigrantes europeus, Santa Maria de Jetibá é considerada uma das cidades mais pomeranas do país, e parte da população ainda mantém o hábito de praticar o idioma e tradições de seus antepassados.

Programação

Segunda-feira, dia 30
> A partir das 18h, acontecerá a II Roda de Contos e Causos Pomeranos.

Quarta-feira, dia 2
> Concursos durante o dia, a partir das 13h, tendo a eleição da Vovó e do Vovô, no Centro de Vivência da 3ª Idade. Já às 18h30, na Praça Municipal, acontece a escolha da Menininha e Menininho, logo em seguida a seleção da Rainha e das Princesas Pomeranas.

Quinta-feira, dia 3
> A partir das 16h, acontece na Câmara Municipal, uma Sessão Solene de Abertura da 29ª Festa Pomerana e 30º Aniversário de Emancipação de Santa Maria de Jetibá. Seguindo para a Praça Municipal, às 19h, terá a exibição do filme “Erbschafstrijd” (Acurbe). Já no Galpão Cultural, a programação segue ao som do “Esquenta” com o grupo K´TINGA e o Bloco Cachorro Preto, com início às 20h.

Sexta-feira, dia 4
> As atrações começam junto com o canto do galo, bem cedo, às 5h, quando se inicia a Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas pelas ruas da cidade. A festa continua bem agitada à noite, com o show da Banda Die Germanos, que começa às 22h.

Sábado, dia 5
> A programação começa quase de madrugada, com a Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas percorrendo as ruas da cidade, e segue bem musical durante o dia com vários shows, projetos e apresentações culturais.

Domingo, dia 6
> Para fechar com chave de ouro os festejos, a programação do domingo começa às 7h, com a Alvorada com as Bandas Pommerweg’s e Pommerchor, que irão percorrer as ruas das cidades. O dia continuará com variados shows e desfiles culturais, além do almoço às 11h no Galpão Cultural. O fechamento da 29ª Festa Pomerana – Pomerfest fica por conta do show da Banda Fröhlich, que começa por volta de 22h.

 

Como chegar: Fica a 50 km da capital Vitória. Sair de Vitória pela segunda ponte e seguir em Cariacica pela BR-262. No trevo de Alto Laje pegar a ES 080 sentido Cariacica Sede. Seguir pela ES 080 até chegar em Santa Leopoldina.