Orquestra Sinfônica apresenta repertório vibrante em Vitória

Filarmônica do Estado irá fazer concertos nos próximos dias 11 e 12 de julho no Teatro da Ufes

Nos próximos dias 11 e 12 de julho, às 20h, no Teatro Universitário – UFES, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, sob a regência de seu Maestro Titular, Helder Trefzger, dará prosseguimento à sua Temporada 2018, com apresentações das séries Quarta e Quinta Clássicas. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro – tel. (27) 3335-2953.

O programa inclui peças de Copland, Mussorgsky e Mark Ford, com destaque para a obra “Quadros de uma exposição”, escrita por Mussorgsky em 1874, inspirada pelos desenhos e maquetes do arquiteto Victor Hartmann, seu amigo, que havia falecido um ano antes. São peças curtas nas quais a visão subjetiva do compositor russo retrata desde cenas simples até o realismo fantástico. A obra ficou famosa pela orquestração feita por Ravel, anos depois, em 1922. E também pela versão feita em 1971 pelo grupo de rock progressivo, Emerson, Lake e Palmer.

Outro destaque é o concerto para marimba composto em 1987 pelo compositor americano Mark Ford, nascido em 1958. Posteriormente, em 2012 a peça ganhou a roupagem sinfônica. A obra requer a presença de três solistas, que, juntos, tocam no mesmo instrumento. De acordo com o compositor, “a música de Stubernic reflete a paixão e a emoção da música da América Latina, sem tomar emprestado nenhum tema ou ritmo tradicional”. Atuarão como solistas os percussionistas da Oses, Gabriel Novais, Érica Sá e o percussionista Aquim Sacramento.