Procon-ES está monitorando os preços da Black Friday

Órgão começou nesta terça-feira a monitorar os preços dos produtos que são a preferência dos consumidores

Faltando 30 dias para a realização de um dos maiores eventos varejistas de descontos do país, a Black Friday Brasil, o Procon-ES iniciou, nesta terça-feira (23), o levantamento de preços dos produtos que são a preferência dos consumidores. O objetivo é evitar fraudes e proteger o consumidor neste período de grandes promoções.

No dia 23 de novembro, data do evento, o Procon-ES irá divulgar os preços dos itens monitorados: micro-ondas, notebooks, refrigeradores, smartphones e TV’s Smart.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto, disse que os consumidores possuem uma expectativa muito grande em relação à Black Friday, e a oferta enganosa é queixa constante durante a campanha.

“Para inibir e punir empresas que fizerem a maquiagem de preços dos produtos, o Procon-ES vai acompanhar a oferta de alguns itens participantes da promoção”, ressaltou.

Essa “maquiagem” ocorre quando há aumento prévio dos preços dos produtos no período que antecede o dia do evento e a apresentação de falsos descontos no próprio dia.

As denúncias poderão ser feitas pessoalmente na sede do Procon, pelo telefone 151 ou pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br.