EDP é chamada para dar explicações sobre aumento na conta dos capixabas

Concessionária de energia deve prestar esclarecimentos em uma audiência pública no dia 26 de fevereiro

As constantes reclamações dos consumidores sobre o aumento nas tarifas de energia elétrica em janeiro e fevereiro chamaram a atenção da Comissão de Defesa do Consumidor instalada na Assembleia Legislativa. Na reunião desta terça-feira (19), deputados marcaram para 26, às 10 horas, audiência pública para que a EDP esclareça o aumento considerado abusivo pelos capixabas.

A proposta partiu do presidente da comissão, o deputado Dary Pagung (PRP), que, além da concessionária de energia, sugeriu a participação do Procon, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério Público do Estado (MPES).

Segundo o Procon, de janeiro até o dia 11 de fevereiro deste ano foram registradas no órgão um total de 255 reclamações relacionadas ao aumento da conta de luz, dez a mais do que o mesmo período de 2018. No início do mês, a EDP alegou por meio de nota à imprensa que o aumento foi causado pelos próprios consumidores, já que no verão as pessoas usam mais o ar-condicionado e tomam banho com mais frequência.

Para o deputado Vandinho Leite (PSDB), a justificativa, no entanto, não sustenta os altos valores contestados pela população. Ele pediu empenho do Procon nesse caso. “Há algo de obscuro nessas cobranças, já que existe a comprovação de que o gasto foi o mesmo que nos outros períodos. O Procon precisa estipular um prazo para que a EDP comprove a legitimidade desse aumento”, esclareceu.

Dary Pagung pediu dedicação do MPES na investigação das denúncias. “É fundamental que essa agenda aconteça com urgência, pois o aumento exorbitante compromete o orçamento das famílias. Pedimos uma atuação contundente do Ministério Público no combate a essas práticas”.

Já Euclério Sampaio (DC) destacou a atuação do Legislativo na defesa dos interesses dos consumidores. “Esta Casa precisa continuar atuante neste debate. Queremos um posicionamento claro por parte da EDP”, cobrou.

Mitch Morse Womens Jersey