Vereadores aprovam projeto que proíbe canudos plásticos em Vitória

Estes utensílios estão com os dias contados na Capital. Exceção irá valer somente para os do tipo biodegradável

Na Câmara de Vitória, durante sessão desta terça-feira (06), os vereadores aprovaram um Projeto de Lei, do vereador Cleber Felix (PROG), que proíbe a utilização de canudos de plásticos, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no município de Vitória.

De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é contribuir para a preservação ambiental. “Os canudos de plástico ficam no meio ambiente por centenas de anos e, por serem feitos de polipropileno e poliestireno, tendem a continuar poluindo a natureza e causando malefícios aos animais que acabam confundindo o objeto com alimento”, explicou.

 

Autor do projeto é o vereador Cleber Felix (PROG)

 

O projeto prevê a liberação de canudos plásticos apenas para o uso de pessoas com deficiência, haja vista que muitas delas se alimentam somente por meio de canudo, pela sucção. Além disso, o Poder Executivo, em parceria com os comerciantes, poderá promover ações e campanhas educativas sobre o tema. “Temos que despertar na sociedade o desejo de acabar com os canudos plásticos. Muito além da proibição dos objetos, é necessária a conscientização”, registrou Cleber Felix.