Segurança reforçada neste domingo para as eleições no Estado

Esquema é para evitar crime ou propaganda eleitoral irregular. Ruas de Vitória e Vila Velha irão ficar interditadas

Para manter a tranquilidade no decorrer da eleição neste domingo (7) no Espírito Santo foi montado um esquema com mais de seis mil membros das forças de segurança, entre policiais militares, civis, rodoviários federais e federais, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e das guardas municipais.

A finalidade é coibir qualquer tipo de crime ou propaganda eleitoral irregular com a intenção de influenciar ou coagir o eleitor, especialmente, a boca de urna. Diante de algum transtorno, basta o cidadão ligar para o 190 ou 181. As denúncias também podem ser encaminhadas pelo aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.

O gabinete de operações e decisões da chamada “Operação Eleições 2018” funciona na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). A coordenação fica a cargo do secretário Nylton Rodrigues, que atua junto com o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Ramalho, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Marcelo D’Isep, e com o delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré.

 

Ceturb garante que haverá reforço da frota nos terminas do Transcol

 

Outros serviços

Também trabalharão no domingo 50 promotores e 50 juízes eleitorais. A Justiça Eleitoral ainda vai contar com 35.572 mesários e outros 9.825 colaboradores para o atendimento à população. Se o eleitor tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo telefone 0800-001-2018, das 7 às 18 horas.

De acordo com informações da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), haverá reforço da frota nos terminas rodoviários para auxiliar em qualquer eventualidade.

Já o comércio deve adotar o estabelecido pela Convenção Coletiva 2017-2018, que vedou o trabalho em dia de eleições. Assim, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), shoppings centers, comércio lojista e varejista de gêneros alimentícios não deverão abrir.

Outros estabelecimentos, como bares e restaurantes, podem abrir normalmente, inclusive, está liberada a comercialização de bebidas alcoólicas, porém, é preciso garantir aos trabalhadores o direito ao voto.

Interdições

Em Vitória, cerca de 50 agentes da Guarda Municipal irão atuar próximos às seções eleitorais com interdição de ruas e no auxílio aos eleitores. Haverá bloqueios parciais no Centro, nas ruas no entorno da Catedral; e na Enseada do Suá, na região do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

As Ruas de Lazer do Centro e da Praia de Camburi não irão funcionar. A medida é para facilitar o deslocamento dos eleitores para os locais de votação. Quem desejar ir votar de bicicleta, entretanto, pode ficar tranquilo, pois as ciclofaixas funcionarão normalmente, das 7 às 15 horas.

Já em Vila Velha, 51 agentes da Guarda Municipal vão reforçar a segurança em 20 escolas do município. Também haverá interdições, das 8 às 18 horas, em trechos pontuais perto dos cartórios eleitorais do Centro, Praia da Costa e Ibes. Algumas linhas do sistema de transportes municipal contarão com reforço para ajudar no deslocamento dos eleitores.