Previsão de tempestade no Espírito Santo nesta quarta-feira

Apesar do sol que faz na manhã de hoje, áreas de instabilidade se deslocam para o Estado, o que deve provocar chuva forte e volumosa

Apesar da sol que faz na manhã desta quarta-feira (26), áreas de instabilidade estarão sobre o Espírito Santo nas próximas horas, de acordo com o Climatempo. Estas áreas estão ativas e a situação é de perigo, informa o instituto. A previsão é de tempestade.

Todos os 78 municípios do Espírito Santo também estão na lista de alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) para fortes chuvas.

A Defesa Civil enviou uma mensagem alertando para chuvas intensas e orienta para que as pessoas evitarem áreas alagadas e procurarem abrigos em locais seguros. De acordo com o Inmet, podem ocorrer chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia com riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O instituto recomenda que se evite enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.