Asilos de Vila Velha poderão ser vigiados por câmeras

Projeto de lei que tramita na câmara objetiva, entre outros pontos, inibir maus-tratos contra idosos

Preocupado com o bem estar dos idosos que não residem com seus familiares na cidade, o vereador por Vila Velha Ivan Carlini (DEM), apresentou recentemente na Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a instalação de sistema de segurança, baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo, nos asilos da cidade.

Para Ivan, é preciso promover a segurança destas instituições, para garantir a prevenção de furtos e roubos, depredações e vandalismos e, também, para inibir atos de violência que ponham em risco a integridade física e psicológica das pessoas idosas. O projeto prevê que as câmeras de videomonitoramento sejam instaladas em áreas de uso comum de permanência dos idosos, com exceção de banheiros, vestiários e em ambientes de uso restrito, a fim de preservar a privacidade das pessoas.

Com parecer favorável da Comissão de Justiça, a matéria agora segue tramitando regimentalmente nas demais comissões internas do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, assim que receber os respectivos pareceres.